NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
5 de junho de 2023 - 19h06

Adam Silver cogita aumentar o número de franquias da NBA

Comissário deve trabalhar em expandir a liga a partir de 2024 com times em Seattle e Las Vegas como possibilidades

Adam Silver, comissário da NBA, sugeriu expandir a liga, mais uma vez. Em resposta a uma pergunta realizada pelo ex-jogador e comentarista Shaquille O’Neal, da TNT, antes do jogo 2 das finais, o dirigente confirmou que a expansão para Seattle e Las Vegas é uma “possibilidade”.

No entanto, ele explicou que para isso acontecer efetivamente, a liga precisa primeiro conduzir as negociações de direitos de TV, que devem começar na próxima primavera americana, entre março e maio.

Assim que as negociações forem concluídas, Silver afirmou que a NBA “se voltará para a expansão”, acrescentando que a liga “não tem nada em mente no momento”, mas que é algo que “faz sentido para o futuro”.

Apontada como uma das principais cidades a receber uma franquia, Las Vegas vem se tornando um “centro” dos esportes americanos nos últimos cinco anos com as adições do Golden Knights, da NHL, e do Oakland Raiders, da NFL. Além disso, poderia atrair o Oakland Athletics, da MLB, depois que a equipe garantiu um local, perto da região de “Las Vegas Strip”, para um novo estádio de US$ 1,5 bilhão.

Para colaborar, a prefeita de Las Vegas, Carolyn Goodman, falou que a NBA estará “entre as próximas” ligas a se ramificar em Nevada. Já o astro Lebron James, do Los Angeles Lakers, confessou ser um potencial dono de um futuro time na região.

Com muita história na NBA e casa dos SuperSonics por 40 anos, Seattle é outro destino provável. O prefeito Bruce Harrell falou no mês passado que acredita que a cidade terá um time em uma “janela muito mais curta” do que cinco anos, chamando Seattle de a cidade “mais bem posicionada para um novo time” porque já tem um “grande ginásio” e “financiamento”.

Para fechar, outra possibilidade levantada por Silver em um passado recente é uma equipe no México. Em dezembro, o dirigente afirmou que a expansão dentro e fora dos EUA é o “destino manifesto” da liga e que um time na capital mexicana “viraria um pouco a chave em termos de abrir uma grande área geográfica para o interesse da NBA”.

Entretanto, essa expansão poderia trazer complicações “do ponto de vista regulatório”, acrescentou Silver, comparando os possíveis problemas enfrentados com o caso do Toronto Raptors, único time da NBA que joga fora dos EUA.

A NBA não se expande há quase 20 anos, desde a criação do Charlotte Bobcats (agora Hornets), em 2004. Resta saber qual será o primeiro passo da liga nos próximos anos sobre o assunto.

(Foto: Reprodução Facebook / Adam Silver)

instagram