NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
30 de maio de 2023 - 15h05

Depois de 11 anos, Bob Myers deixa o cargo de general manager do Golden State Warriors

Executivo também exercia a função de presidente das operações de basquete da equipe, e é considerado um dos grandes responsáveis pela dinastia dos anos recentes

Bob Myers sai em defesa do legado de CurryO Golden State Warriors perdeu, oficialmente, um componente fundamental para o sucesso da franquia nos últimos anos. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN americana, o general manager Bob Myers e a equipe não chegaram a um acordo de renovação, e ele deixará os Warriors depois de 11 anos de serviços prestados. “Chegou a hora”, comentou o executivo. Ainda de acordo com Woj, ele recusou uma oferta que o colocaria entre os GM’s mais bem pagos da NBA.

Com a saída de Myers, a prioridade na linha de sucessão deve ser de Kirk Lacob, atual vice-presidente executivo das operações de basquete e filho de Joe Lacob, acionista majoritário dos Warriors. Quem também deve receber uma promoção é o ex-ala Mike Dunleavy Jr., vice-presidente das operações de basquete.

Myers chegou aos Warriors em 2011, como assistente do então general manager Larry Riley. Um ano depois, o próprio Myers assumiu a função. Também atuando como presidente das operações de basquete, foi um dos principais responsáveis pela montagem do elenco de Golden State, que venceu quatro títulos nos últimos oito anos.

O executivo não esteve presente na chegada de Curry a Califórnia, e viu a franquia selecionar Klay Thompson quando ainda era assistente. Contudo, em suas primeiras temporadas como general manager, foi o pivô de duas decisões cruciais: em 2012, selecionou Draymond Green na 35a escolha do Draft, e, dois anos depois, acertou a contratação do técnico Steve Kerr.

Além disso, Myers foi o responsável pela contratação da estrela Kevin Durant, e de jogadores de rotação importantes,  como Andre Iguodala, Andrew Wiggins, JaVale McGee, Shaun Livingston e Andrew Bogut. Em duas ocasiões (2015 e 2017), foi premiado com o título de executivo do ano na NBA.

Ao longo da atual temporada, a situação contratual de Myers já era assunto nos bastidores da franquia californiana.  Lacob já havia expressado sua vontade de continuar contando com o general manager no comando. “Nós amamos o Bob e esperamos que ele continue aqui por muito tempo”, afirmou o mandatário.

Myers preferiu não tecer comentários durante a temporada, mas, segundo Wojnarowski, a questão não pareceu interferir no trabalho do executivo, que manteve um contato próximo com Lacob, Kerr, Curry, Thompson, Green, entre outras figuras importantes da equipe.

Em janeiro, uma nova hipótese foi levantada pelos jornalistas Anthony Slater, Sam Amick e Marcus Thompson, do The Athletic. De acordo com o trio, mesmo com o sucesso alcançado nos Warriors, Myers figurava entre o sexto e o oitavo lugar na lista dos executivos mais bem pagos da liga. Contudo, as cifras não parecem ser a única motivação de Bob, dada a recusa da oferta de renovação de Golden State. Independente do motivo, espera-se que ele seja um dos nomes mais cobiçados do mercado nesta offseason.

(Golden State Warriors/Reprodução)

instagram