NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
22 de maio de 2023 - 00h05

Heat ‘atropela’ Celtics em casa e fica a uma vitória das finais da NBA

Sem tomar conhecimento dos atuais vice-campeões, equipe da Flórida foi dominante do início ao fim e pode fechar série na terçafeira

O Miami Heat está cada vez mais próximo de voltar às finais da NBA. Neste domingo (21), em um verdadeiro passeio, a equipe da Flórida venceu novamente o Boston Celtics, abrindo 3 a 0 na série, que definirá o campeão da Conferência Leste. Desta vez jogando em casa, no Kaseya Center, Miami não teve dificuldades para definir a vitória, consumada ainda no terceiro quarto. O placar final foi de 128 a 102.

Em mais uma exibição praticamente perfeita, o Heat contou com um grande trabalho coletivo. Eficiente nos dois lados da quadra, os donos da casa dominaram a batalha dos turnovers, forçando 15 erros dos adversários e cometendo apenas nove. As bolas de três também foram determinantes para o triunfo, com um aproveitamento de 54,3%, contra 26,2% de Boston.

Novamente, Miami teve grande contribuição do elenco de apoio. O cestinha da vez foi o armador Gabe Vincent, com 29 pontos (maior marca da carreira) e um aproveitamento de 78% nos arremessos de quadra. Jimmy Butler não foi genial, mas teve atuação sólida, anotando 16 pontos, oito rebotes e seis assistências. Vindos do banco, Duncan Robinson (22) e Caleb Martin (18) também alcançaram os dígitos duplos em pontuação. Adebayo, com 13 tentos, e Max Strus, com dez, fecharam a lista de destaques.

Pelo lado dos Celtics, mais uma atuação decepcionante da dupla Jayson Tatum e Jaylen Brown. Tatum até conseguiu um double double, com 14 pontos e dez rebotes. Contudo, foram apenas seis arremessos convertidos em 18 tentativas. Brown anotou 12 pontos, também com péssimo aproveitamento (seis de 17). Os bancários Grant Williams, Luke Kornet e Payton Pritchard combinaram para 35 pontos. A maioria, entretanto, já no ‘garbage time’, com apenas reservas em quadra.

O JOGO

Os primeiros minutos foram bem intensos para Kevin Love. O veterano começou quente, anotando os cinco primeiros pontos do duelo, e evitando o explorassem na defesa. Contudo, pouco tempo depois, o ala-pivô deixou a partida, com dores no tornozelo, e não retornaria mais.

Boston demonstrava uma defesa agressiva, enquanto Brown e Tatum monopolizavam as ações de ataque. Com as duas unidades defensivas trabalhando bem, os visitantes levavam ligeira vantagem, através das investidas de Brown, aproveitando a vantagem física sobre Gabe Vincent.

Após a metade do quarto, foi a defesa do Heat que passou a dominar o jogo. Forçando seis turnovers dos celtas no período, a equipe da Flórida passou a acelerar na transição e pontuar com facilidade. Nos momentos sem Adebayo, Miami até enfrentava dificuldades nos rebotes defensivos, mas, sem ameaças verdadeiras. Ainda discreto na pontuação, Butler conseguia achar belos passes para os companheiros no perímetro, em especial para Caleb Martin. O término do quarto mostrava uma vantagem de 30 a 22 para os mandantes.

Miami voltou para o segundo quarto com ainda mais energia. Especialista nas bolas de três, Robinson surpreendeu com infiltrações consecutivas, tendo sucesso no garrafão adversário. Depois de cinco pontos seguidos de Vincent, a vantagem já chegava em 12 pontos.

Conforme a sequência positiva do Heat se estendeu, ficou evidente a diferença entre o nível de concentração dos dois times. Enquanto os donos da casa transpiravam confiança, os Celtics seguiam sem respostas, em ambos os lados da quadra.

Uma linda ponte aérea entre Robinson e Adebayo levou o ginásio à loucura. A volta de Butler do banco turbinou ainda mais o ataque de Miami, que, com muita velocidade nos contra-ataques, liderava por 20 pontos. Pouco antes do intervalo, Boston melhorou na defesa, dobrando a marcação em Butler. Movimentando mais a bola, os visitantes diminuíram levemente o prejuízo, perdendo por 61 a 46.

Depois de um belo and one de Smart, os Celtics ameaçaram uma breve reação. Logo em seguida, Miami marcou cinco pontos seguidos e retomou a posição confortável no placar. Butler continuava lendo muito bem a defesa adversária, explorando os defensores no post up, e passando a bola com maestria nas dobras.

Com Boston muito mal no perímetro, não demorou para que o Heat aumentasse ainda mais a liderança. A agressividade de Adebayo no garrafão, somada ao excelente aproveitamento de Vincent no perímetro, fez com que a vantagem dos donos da casa chegasse aos 25 pontos.

Do outro lado, os visitantes já pareciam jogar a toalha. Cometendo uma sequência de turnovers, e cedendo cestas fáceis na defesa, Boston praticamente definiu a derrota no terceiro quarto, perdendo por 93 a 63. No quarto final, ambas as equipes voltaram com os reservas. Bastou ao Heat administrar a enorme vantagem construída e confirmar a terceira vitória.

PRÓXIMO JOGO

Depois do ‘atropelo’, Miami terá a chance de fechar a série nesta terça-feira (23). A equipe da Flórida recebe os Celtics às 21h30 (horário de Brasília)

(Foto: Reprodução Twitter/Miami Heat)

instagram