NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
MLB
22 de março de 2023 - 00h03

Japão é tricampeão do WBC com final eletrizante

Seleção japonesa conquista título com campanha invicta

MIAMI, FLORIDA - MARCH 21: Shohei Ohtani #16 of Team Japan reacts after the final out of the World Baseball Classic Championship defeating Team USA 3-2 at loanDepot park on March 21, 2023 in Miami, FloridaO Japão venceu por 3 a 2 os Estados Unidos e se sagrou campeão da World Baseball Classic 2023. A partida foi realizada no loanDepot Park, em Miami, nesta terça-feira (21). 

Na partida, o starter do Japão foi Shota Imanaga. Ele ficou em campo por duas entradas, mereceu uma corrida sofrida, cedeu quatro rebatidas, um home run e conquistou dois strikeouts. 

Do outro lado, Merrill Kelly começou e permaneceu por uma entrada e um terço. Mereceu duas corridas sofridas, cedendo três rebatidas, dois walks e obteve um strikeout. 

A campanha do Japão contou com sete vitórias em sete jogos. Venceu as quatro partidas na primeira fase: Austrália (7×1), Coréia do Sul (13×4), República Tcheca (10×2) e China (8×1). Nas quartas, eliminou a Itália por 9 a 3. E, para conquistar a vaga na final, virou na nona entrada contra o México para vencer por 6 a 5.

Shohei Ohtani foi eleito o MVP do torneio após ter, como arremessador, 1.86 de ERA, 11 strikeouts conquistados e, em estatísticas ofensivas, 43,5% de aproveitamento no bastão, dez rebatidas, oito corridas impulsionadas e um home run. Além de ter protagonista de momentos chaves, como a virada frente ao México e o duelo final da decisão.

Este foi o terceiro título do Japão no torneio. Venceu em 2006 quando venceu Cuba por 10 a 6 na final e, em 2009, derrotou a Coreia do Sul pelo placar de 5 a 3 na decisão.

Primeira pontuação e virada japonesa

A primeira corrida da partida aconteceu na parte alta da segunda entrada. Imanaga arremessou uma bola rápida com velocidade de 91 mph que Trea Turner isolou para o lado esquerdo: 1 a 0.  

 O Japão empatou logo no primeiro arremesso da parte baixa da segunda entrada. Munetaka Murakami acertou em cheio uma bola rápida de 92 mph para fora do campo: 1 a 1.  

Na sequência, a equipe japonesa lotou as bases com Kazuma Okamoto (simples), Sosuke Genda (simples) e Yuhei Nakamura (walk) com um eliminado. Lars Nootbar foi para o bastão, botou a bola em jogo e impulsionou Okamoto para a virada: 2 a 1.

Depois disso, Kensuke Kondoh foi eliminado por bola área terminando a entrada da virada do Japão.

Na parte alta da terceira entrada, Shosei Togo foi para o montinho japonês e conquistou dois strikeouts. Com isso, o Japão estabeleceu um recorde de 76 strikeouts em uma só edição de World Baseball Classic superando o próprio Japão de 2009 que teve 75. No final da partida, a equipe somou 80 strikeouts.  

Vantagem japonesa e oportunidades para os dois lados 

Japão aumentou a vantagem na parte baixa da quarta. De novo, atrás de home run. Okamoto isolou uma slider de 86 mph e deixou o placar 3 a 1.  

Na parte baixa da sexta, a seleção japonesa lotou as bases com três walks de Tetsuto Yamada, Sosuke Genda e Yuhei Nakamura, mas com dois eliminados. O próximo a ir para o bastão foi Lars Nootbar que acabou sendo eliminado na luva do right fielder Mookie Betts. 

Na parte alta da sétima, os Estados Unidos tiveram dois em base com nenhum eliminado. Era um momento favorável, mas a defesa do Japão contornou. Mike Trout foi eliminado na luva de Kensuke Kondoh e, na sequência, uma double play com eliminações de Betts e Paul Goldschmidt. 

Os Estados Unidos, finalmente, conseguiram marcar na parte alta da oitava entrada. Após dez arremessos no duelo, Kyle Schwarber acertou uma splitter de Yu Darvish, com velocidade de 90 mph, para as arquibancadas do lado esquerdo: 3 a 2.

A nona entrada e o título 

A partida chegou com uma corrida de vantagem para o Japão na parte alta da nona entrada. Shohei Ohtani foi para o montinho ser o closer da equipe, cedeu um walk para Jeff McNeil no primeiro duelo. Na sequência, Betts foi para o bastão, botou a bola em jogo, mas a defesa japonesa conseguiu mais uma double play essencial. 

Quis o destino que o duelo final da partida fosse Ohtani para o Japão e Trout para os Estados Unidos. Duelo de companheiros de Los Angeles Angels. No sexto arremesso do duelo (que contou com dois com mais de 100 mph e dois com 98 mph), com contagem cheia, Trout errou swing em uma sweeper de 87 mph. Strikeout. Japão 3, Estados Unidos 2. 

Japão campeão da World Baseball Classic 2023!  

(Foto: Eric Espada/Getty Images)

instagram