NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Guia 24-25 Podcast Video
highlight highlight
NBA
12 de março de 2023 - 03:47

Tatum e Brown combinam para 58 pontos em vitória dos Celtics em cima dos Hawks

Franquia alviverde vê time adversário brigar pelo resultado positivo nos minutos finais, mas consegue se manter na briga pela liderança da Conferência Leste

Tatum e Brown combinam para 58 pontos em vitória dos Celtics em cima dos HawksO Boston Celtics derrotou o Atlanta Hawks neste sábado (11) pelo placar de 134 a 125 na State Farm Arena, em Atlanta. A equipe alviverde quase deixou a vitória escapar depois de ver o time de Atlanta encostar no placar nos minutos finais, mas continua na briga pela liderança da Conferência Leste depois de ver Jason Tatum e Jaylen Brown combinarem para 58 pontos.

O camisa 0 foi o grande destaque da partida ao ser responsável por 34 pontos, 15 rebotes e seis assistências em 35 minutos e meio que esteve presente em quadra. O camisa 7 contribuiu com 24 pontos, cinco rebotes, sete assistências e dois roubos de bola, e viu Derrick White encerrar a noite com 18 pontos, quatro rebotes e sete assistências. Pelos Hawks, Trae Young chamou a atenção com 35 pontos e 13 assistências, e recebeu a ajuda de Saddiq Bey (17 pontos e cinco rebotes) e de De’Andre Hunter (16 pontos).

Os jogadores de Joe Mazzulla foram melhores no aproveitamento de arremessos (54,7% contra 50%), no aproveitamento de arremessos de três pontos (47,6% contra 29,4%), nas assistências (35 contra 24), nos roubos de bola (seis contra quatro), nos tocos (seis contra quatro) e nos turnovers (oito contra 10). Os comandados por Quin Snyder saíram na frente no aproveitamento de lances livres (93,8% contra 83,3%), nos rebotes ofensivos (13 contra cinco) e nos pontos anotados em turnovers (14 contra nove). As duas equipes empataram nos rebotes defensivos, com 35 para cada lado.

O JOGO

O primeiro quarto acabou sendo bem disputado, ocorrendo três empates e 12 trocas de liderança, sendo seis para cada lado. Os Hawks conseguiram rapidamente abrir uma boa vantagem, ficando na frente por sete pontos, a maior vantagem do time da casa na partida, depois de Young dar passe para o gancho de Clint Capela com um minuto jogado. Os Celtics conseguiram reagir, e brigavam pela liderança no marcador durante os 11 minutos restantes no período. A disputa para saber quem ficaria com a frente do marcador era acirrada, mas acabou ficando com a equipe de Atlanta, que viu o camisa 11 acertar um arremesso de longa distância com sete segundos no relógio e Malcolm Brogdon errar a bandeja no estouro do cronômetro para encerrar os primeiros 12 minutos na frente por 38 a 37.

No segundo quarto, os Celtics mostraram sua eficiência no ataque e força na defesa, conseguindo, em seis minutos e meio, organizar uma corrida de 23 a 6 em seis minutos e meio, se encerrando com Al Horford dando assistência para a bola tripla de Brown abrir 16 pontos de frente, a maior vantagem na partida. Os Hawks, nos minutos restantes do período, buscaram abaixar a diferença para abaixo dos 10 pontos, e cumpriram a tarefa quatro vezes. Com 12 segundos no relógio, Tatum sofre falta de John Collins e converte os dois lances livres, e vê Marcus Smart impedir que o camisa 20 acertasse o arremesso final do período dando um toco no ala-pivô, indo para os vestiários com a vitória parcial no primeiro tempo por 71 a 61 (34 a 23 no quarto) mesmo com o erro de Tatum no perímetro no estouro do cronômetro.

Na volta para a quadra, os Hawks queriam deixar a diferença abaixo dos dígitos duplos novamente para conseguirem reassumir a liderança. A diferença mínima foi de sete pontos, quando Young converteu uma bandeja com três minutos e meio disputados no segundo tempo. Mas os Celtics estavam dispostos a se manter na liderança com pelo menos 10 pontos, e conseguiram chegar aos 15 pontos de frente com uma enterrada de Brown depois de receber passe de Smart restando quatro minutos e meio no cronômetro. As duas equipes buscavam chegar aos seus objetivos, mas a cesta de White após receber passe do camisa 7 fez com que o vice-líder do Leste alcançasse a pontuação centenária com uma bandeja, vendo Jalen Johnson errar o último arremesso do período depois de Blake Griffin fechar a porta, encerrando o período perdendo por 101 a 89 (30 a 28 no quarto).

Nos últimos 12 minutos de jogo, os Hawks começaram a reagir rapidamente, e conseguiram abaixar a desvantagem no marcador para cinco pontos depois de Capela aproveitar o erro de Dejounte Murray na média distância com um tapinha na bola, fazendo com que o time da casa chegasse aos 100 pontos acumulados na partida. Vendo que a liderança estava ameaçada, os Celtics começaram a melhorar o seu lado ofensivo e defensivo, e voltaram a abrir 10 pontos de vantagem em três oportunidades dentro dos oito minutos que ainda tinham a ser jogados. As duas equipes ainda buscavam a vitória a qualquer custo no tempo que tinham no cronômetro, mas um lance livre de dois convertidos de Tatum depois da falta cometida por Collins com oito segundos decretou a vitória alviverde na partida por 134 a 125 mesmo perdendo o quarto para o time de Atlanta por 36 a 33.

APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS

Com a vitória, o Boston Celtics conquista o seu 47º triunfo na temporada 2022-23 da NBA, e continua na briga pela liderança da Conferência Leste com 69,1% de aproveitamento (47-21), tendo uma vitória a menos e duas derrotas a mais do que o líder, Milwaukee Bucks (48-19). O Atlanta Hawks sofre a sua 34ª derrota no campeonato, mas continua na zona de classificação pelo play-in ocupando a oitava posição com 50% de aproveitamento (34-34).

O próximo compromisso das duas equipes está marcado para esta segunda-feira (13). Enquanto os Celtics enfrentam o Houston Rockets (15-52) às 21h no Toyota Center, em Houston, os Hawks entram em quadra às 20h30 para receber o Minnesota Timberwolves (34-34) na State Farm Arena, em Atlanta.

Foto: Reprodução Twitter/NBA

instagram