Franquia alviverde vê time adversário brigar pelo resultado positivo nos minutos finais, mas consegue se manter na briga pela liderança da Conferência Leste
O camisa 0 foi o grande destaque da partida ao ser responsável por 34 pontos, 15 rebotes e seis assistências em 35 minutos e meio que esteve presente em quadra. O camisa 7 contribuiu com 24 pontos, cinco rebotes, sete assistências e dois roubos de bola, e viu Derrick White encerrar a noite com 18 pontos, quatro rebotes e sete assistências. Pelos Hawks, Trae Young chamou a atenção com 35 pontos e 13 assistências, e recebeu a ajuda de Saddiq Bey (17 pontos e cinco rebotes) e de De’Andre Hunter (16 pontos).
Os jogadores de Joe Mazzulla foram melhores no aproveitamento de arremessos (54,7% contra 50%), no aproveitamento de arremessos de três pontos (47,6% contra 29,4%), nas assistências (35 contra 24), nos roubos de bola (seis contra quatro), nos tocos (seis contra quatro) e nos turnovers (oito contra 10). Os comandados por Quin Snyder saíram na frente no aproveitamento de lances livres (93,8% contra 83,3%), nos rebotes ofensivos (13 contra cinco) e nos pontos anotados em turnovers (14 contra nove). As duas equipes empataram nos rebotes defensivos, com 35 para cada lado.
O JOGO
O primeiro quarto acabou sendo bem disputado, ocorrendo três empates e 12 trocas de liderança, sendo seis para cada lado. Os Hawks conseguiram rapidamente abrir uma boa vantagem, ficando na frente por sete pontos, a maior vantagem do time da casa na partida, depois de Young dar passe para o gancho de Clint Capela com um minuto jogado. Os Celtics conseguiram reagir, e brigavam pela liderança no marcador durante os 11 minutos restantes no período. A disputa para saber quem ficaria com a frente do marcador era acirrada, mas acabou ficando com a equipe de Atlanta, que viu o camisa 11 acertar um arremesso de longa distância com sete segundos no relógio e Malcolm Brogdon errar a bandeja no estouro do cronômetro para encerrar os primeiros 12 minutos na frente por 38 a 37.
No segundo quarto, os Celtics mostraram sua eficiência no ataque e força na defesa, conseguindo, em seis minutos e meio, organizar uma corrida de 23 a 6 em seis minutos e meio, se encerrando com Al Horford dando assistência para a bola tripla de Brown abrir 16 pontos de frente, a maior vantagem na partida. Os Hawks, nos minutos restantes do período, buscaram abaixar a diferença para abaixo dos 10 pontos, e cumpriram a tarefa quatro vezes. Com 12 segundos no relógio, Tatum sofre falta de John Collins e converte os dois lances livres, e vê Marcus Smart impedir que o camisa 20 acertasse o arremesso final do período dando um toco no ala-pivô, indo para os vestiários com a vitória parcial no primeiro tempo por 71 a 61 (34 a 23 no quarto) mesmo com o erro de Tatum no perímetro no estouro do cronômetro.
Na volta para a quadra, os Hawks queriam deixar a diferença abaixo dos dígitos duplos novamente para conseguirem reassumir a liderança. A diferença mínima foi de sete pontos, quando Young converteu uma bandeja com três minutos e meio disputados no segundo tempo. Mas os Celtics estavam dispostos a se manter na liderança com pelo menos 10 pontos, e conseguiram chegar aos 15 pontos de frente com uma enterrada de Brown depois de receber passe de Smart restando quatro minutos e meio no cronômetro. As duas equipes buscavam chegar aos seus objetivos, mas a cesta de White após receber passe do camisa 7 fez com que o vice-líder do Leste alcançasse a pontuação centenária com uma bandeja, vendo Jalen Johnson errar o último arremesso do período depois de Blake Griffin fechar a porta, encerrando o período perdendo por 101 a 89 (30 a 28 no quarto).
Nos últimos 12 minutos de jogo, os Hawks começaram a reagir rapidamente, e conseguiram abaixar a desvantagem no marcador para cinco pontos depois de Capela aproveitar o erro de Dejounte Murray na média distância com um tapinha na bola, fazendo com que o time da casa chegasse aos 100 pontos acumulados na partida. Vendo que a liderança estava ameaçada, os Celtics começaram a melhorar o seu lado ofensivo e defensivo, e voltaram a abrir 10 pontos de vantagem em três oportunidades dentro dos oito minutos que ainda tinham a ser jogados. As duas equipes ainda buscavam a vitória a qualquer custo no tempo que tinham no cronômetro, mas um lance livre de dois convertidos de Tatum depois da falta cometida por Collins com oito segundos decretou a vitória alviverde na partida por 134 a 125 mesmo perdendo o quarto para o time de Atlanta por 36 a 33.
APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS
Com a vitória, o Boston Celtics conquista o seu 47º triunfo na temporada 2022-23 da NBA, e continua na briga pela liderança da Conferência Leste com 69,1% de aproveitamento (47-21), tendo uma vitória a menos e duas derrotas a mais do que o líder, Milwaukee Bucks (48-19). O Atlanta Hawks sofre a sua 34ª derrota no campeonato, mas continua na zona de classificação pelo play-in ocupando a oitava posição com 50% de aproveitamento (34-34).
O próximo compromisso das duas equipes está marcado para esta segunda-feira (13). Enquanto os Celtics enfrentam o Houston Rockets (15-52) às 21h no Toyota Center, em Houston, os Hawks entram em quadra às 20h30 para receber o Minnesota Timberwolves (34-34) na State Farm Arena, em Atlanta.
Foto: Reprodução Twitter/NBA