NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
9 de março de 2023 - 01h03

Com McCollum decisivo, Pelicans batem Mavericks em casa

Ala-armador anotou 16 pontos no último período e manteve a equipe de New Orleans na liderança após Dallas ensaiar virada

Na noite desta quarta-feira (8), o New Orleans Pelicans (32-34), bateu o Dallas Mavericks (34-33), em casa, pelo placar de 113 a 106. Mesmo sem Brandon Ingram no segundo tempo após torção no tornozelo direito, a equipe da casa contou com um último quarto inspirado de C.J. McCollum para impedir a virada dos Mavs.

Para os Pelicans, destaque para McCollum com 32 pontos (16 no período decisivo), cinco rebotes e cinco assistências. Além do ala-armador, Herbert Jones contribuiu com 14 pontos e nove rebotes (além de segurar Luka Doncic na defesa), e Trey Murphy III anotou 16 pontos e seis rebotes.

Com a vitória, os Pelicans saem da décima para a nona colocação no Oeste. 

Já para os Mavericks, que perderam Doncic por lesão no terceiro quarto, destaque para Kyrie Irving, com 27 pontos, seis rebotes e quatro assistências, para Tim Hardaway Jr., com 17 pontos e cinco assistências, e para Christian Wood, com 15 pontos e oito rebotes. Antes de sair por conta da lesão, Luka tinha 15 pontos e oito assistências. 

Com a derrota, Dallas cai para a sexta colocação no Oeste. 

O JOGO

Logo no início da partida, Jonas Valanciunas, pivô dos Pelicans, cometeu duas faltas e foi substituído por Willy Hernangomez. Se o titular já não é considerado um grande defensor, seu suplente foi ainda mais explorado. Assim que Hernangomez pisou em quadra, Luka e Dwight Powell fizeram questão de envolver o pivô adversário em todas as posses que tinham.

Logo de cara, os Mavs abriram 16 a 8 (com oito pontos de Powell), a maior liderança da equipe na partida. Porém, o técnico Jason Kidd tirou Powell de quadra com ainda metade do período para jogar, e Dallas desmoronou ofensivamente. Além disso, os Pelicans passaram a aproveitar os erros que o adversário cometia no ataque, saindo em velocidade e pegando a defesa dos visitantes perdida. Rapidamente, os donos da casa viraram o placar, 22 a 20.

No final do quarto, que terminou em 24 a 24, New Orleans parecia melhor e encontrava arremessos mais fáceis, mas ainda sofria para convertê-los. 

No início do segundo período, Luka foi para o banco e Dallas começou errando os primeiros cinco arremessos. Apesar de Irving estar em quadra, o armador estava apagado e a bola pouco passava por suas mãos. Do outro lado da quadra, os Pelicans continuaram a receita de ir com velocidade para o ataque e tomar decisões rápidas, pegando a defesa de Dallas, que é lenta e tem sérios problemas de comunicação, desprevenida. 

Com isso, os Pelicans abriram aos poucos e, mesmo com a volta de Luka e Powell no final, terminaram vencendo por 59 a 43.

Na volta para o terceiro quarto, os Mavericks conseguiram apertar o placar. Novamente com Luka e Powell explorando o pick and roll, além dos arremessos de fora caírem para Irving e Hardaway Jr., a equipe cortou a vantagem dos donos da casa para 69 a 61. 

Mas esse momento não durou muito, pois Luka voltou a sentir a lesão e teve que deixar a partida. Isso permitiu que New Orleans voltasse para o jogo, tornou mais difícil para Dallas no ataque e fez com que o quarto terminasse em 83 a 65.

No último período, quando já parecia que o placar seria só administrado pelos Pelicans, os arremessos do perímetro começaram a cair com frequência para os Mavs. Com sequência de Hardaway Jr., Davis Bertans e Irving, a equipe de Dallas cortou a diferença para 97 a 89 em uma jogada de três pontos mais a falta do armador. 

Depois, o momento parecia totalmente favorável para os visitantes, que cortaram a desvantagem para três pontos. Porém, foi aí que surgiu McCollum. 

O camisa 3 anotou 13 pontos consecutivos e foi crucial, carregando o time na reta final e freando o momento avassalador dos Mavericks. 

O primeiro arremesso foi do perímetro na cara de Irving. Depois, aproveitando o erro de comunicação dos adversários, matou mais uma. Na outra, recebeu marcação dupla, se livrou da bola, correu para um espaço livre e acertou outra. Ao mesmo tempo, Hardaway Jr. e Jaden Hardy também acertaram três arremessos do perímetro. Após essa sequência, o placar estava em 108 a 103.

Com pouco mais de 40 segundos restantes, McCollum repetiu a última jogada que tinha lhe rendido um arremesso de três após se livrar da marcação dupla, mas desta vez cortou em direção à cesta e pontuou, deixando o placar em 110 a 103.

Quando tudo parecia acabado, Irving acertou outro arremesso de três pontos e cortou a vantagem para 110 a 106 com 37 segundos no relógio.

Após um pedido de timeout, os Pelicans buscaram novamente seu ala-armador inspirado, que quase teve a bola roubada por Irving, antes de conseguir passar para Naji Marshall, que sofreu a falta e acertou os dois lances livres. 

Para encerrar, Irving errou o arremesso seguinte e a vitória ficou com os mandantes pelo placar de 113 a 106.

Na sequência, os Pelicans enfrentam, em casa, o Oklahoma City Thunder no sábado (11). Já os Mavs pegam o Memphis Grizzlies, no mesmo dia, fora de casa.

(Foto: Twitter/New Orleans Pelicans)

instagram