Em artigo publicado pelo The Players' Tribune, Jessica Pegula relatou que sua mãe segue em recuperação e lida com problemas de fala e memória
A tenista profissional Jessica Pegula revelou que sua mãe, co-proprietária e presidente do Buffalo Bills (NFL) e Buffalo Sabres (NHL), Kim Pegula, teve uma parada cardíaca em junho de 2022 e ainda está se recuperando enquanto lida com problemas significativos de fala e memória.
Em um artigo publicado pelo The Players’ Tribune nesta terça-feira (7), Jessica detalhou pela primeira vez a crise médica que afastou bruscamente sua mãe do olhar público e disse que Kim pode não retomar o mesmo nível de envolvimento com as franquias esportivas da família.
Kim Pegula, ela escreveu, entrou em parada cardíaca enquanto dormia e recebeu reanimação por outra filha até que os paramédicos chegaram e restabeleceram seu batimento cardíaco. A família disse, anteriormente, apenas que Kim recebia atendimento médico por “alguns problemas de saúde inesperados” que surgiram logo após ela ter comemorado seu 53º aniversário.
“Minha mãe está trabalhando duro em sua recuperação, ela está melhorando, mas ainda não se sabe onde ela vai parar”, escreveu Jessica.
A tenista de 28 anos disse que decidiu escrever sobre a experiência de sua mãe depois que Damar Hamlin, jogador dos Bills, entrou em parada cardíaca durante a partida contra o Cincinnati Bengals em 2 de janeiro.
“Meu estômago afundou porque parecia exatamente a mesma coisa de novo. Eu estava sentada no banco para um torneio de tênis em Sydney, Austrália. Eu queria vomitar”, disse a quarta colocada no ranking de simples da WTA. “Era pra eu ir para duplas mistas em 15 minutos e me lembro de dizer a um de meus colegas de equipe, ‘Estou um pouco assustada agora, isto é muito perto de casa, e sinto que vou ter um ataque de pânico'”.
Jessica relata que Kim “sabe ler, escrever e entender muito bem, mas tem dificuldade em compreender as palavras para responder”. “É difícil lidar com isso e é preciso muita paciência para se comunicar com ela, mas agradeço a Deus todos os dias por ainda podermos nos comunicar com ela. Os médicos continuam impressionados com sua recuperação, considerando onde ela começou , e sua determinação é a força motriz disso”, disse.
Como a primeira mulher a servir como presidente de uma equipe da NHL e da NFL ao mesmo tempo, Kim Pegula “viveu e adorou, e foi sentido por todos que ela conheceu”, escreveu a tenista. “Agora, chegamos à conclusão de que tudo isso, provavelmente, se foi. Que ela não será mais capaz de ser aquela pessoa”, concluiu.
Foto: Bryan Bennett/Getty Images