NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
20 de janeiro de 2023 - 16h01

PRÉVIA: Kansas City Chiefs x Jacksonville Jaguars – NFL Playoffs 2022-23 (AFC Divisional Round)

Chiefs e Jaguars abrem o Divisional Round dos playoffs com duelo entre Patrick Mahomes e Trevor Lawrence

Trevor Lawrence Patrick MahomesKansas City Chiefs e Jacksonville Jaguars abrem o Divisional Round dos playoffs da NFL da temporada 2022-23. De um lado, Patrick Mahomes tenta levar os Chiefs à final da AFC pelo quinto ano consecutivo. Do outro, Trevor Lawrence tentará conduzir os Jaguars de volta à decisão da conferência após cinco anos.

Os dois times se encontraram na temporada regular, mas em uma situação bem diferente da atual. Na ocasião, Mahomes e companhia venceram por 27 a 17 em partida válida pela semana 10.

(Foto: Reprodução Twitter/Around the NFL

COMO CHEGAM

Donos da melhor campanha da AFC, os Chiefs descansaram durante a rodada de Wild Card. Em uma temporada que começou marcada pela troca de Tyreek Hill para o Miami Dolphins, Kansas City se ajustou bem à perda do principal wide receiver.

Agora sem o fator explosivo de Hill, Andy Reid trouxe algumas alterações interessantes. Os Chiefs são o time que mais utiliza formações com dois e três tight ends em jogadas de passe.

Além disso, Mahomes encontrou uma nova arma de confiança no veterano Jerick McKinnon, que estabeleceu um novo recorde da NFL para um running back ao anotar recepções para touchdown em seis jogos consecutivos. Ao todo, foram oito TDs recebidos nas últimas seis semanas da temporada regular.

Mahomes, aliás, distribuiu a bola com uma eficiência assustadora. Embora Travis Kelce, naturalmente, tenha sido o alvo principal, 11 jogadores atingiram dois dígitos nas recepções e 12 superaram a marca das cem jardas. Terminando a temporada com 5.250 jardas e 41 passes para TD, o quarterback é o favorito para vencer o prêmio de MVP pela segunda vez na carreira.

Os Jaguars foram responsáveis por um dos melhores jogos da rodada de Wild Card. Após um primeiro tempo tenebroso, com quatro interceptações, Trevor Lawrence colocou a cabeça no lugar e teve uma atuação irretocável na segunda metade da partida contra o Los Angeles Chargers. Liderados pelo astro do time, Jacksonville reverteu uma diferença de 27 pontos e selou a improvável classificação para o Divisional Round.

A primeira vitória nos playoffs em cinco anos é mais uma prova do excelente trabalho realizado por Doug Pederson em pouco tempo. Mesmo recebendo um time em situação de terra arrasada após a passagem mais do que conturbada de Urban Meyer, o head coach campeão do Super Bowl LII fez com que o time engrenasse na segunda metade da fase regular.

Lawrence amadureceu de forma elogiável ao longo do ano. Sunshine ainda comete erros questionáveis, como foi em cada uma das quatro interceptações lançadas contra os Chargers. Mas o quarterback segundanista já começa a demonstrar que, de fato, pode virar ajudar uma das piores franquias da NFL a enfim se tornar competitiva.

O JOGO

No encontro da temporada regular, os Chiefs abusaram dos turnovers: foram três, com fumbles de Jody Foster e Isiah Pacheco e uma interceptação de Mahomes. E, mesmo assim, o time venceu com tranquilidade. A situação, naturalmente, será bem diferente no reencontro. Nem Chiefs e nem Jaguars podem se dar ao luxo de errar com tanta frequência.

É desnecessário dizer, mas Lawrence não terá uma chance de virar o placar caso lance quatro interceptações. Ao contrário dos Chargers, os Chiefs não costumam perdoar erros dos adversários ou ceder viradas de 27 pontos.

Da mesma forma, os Chiefs não poderão dar espaço para Sunshine. Cada vez mais adaptado à NFL, o quarterback aprendeu a passar a bola com rapidez, explorando buracos na cobertura e sabendo o momento certo para forçar passes arriscados. O primeiro tempo contra os Chargers foi a exceção, enquanto a atuação no segundo tempo foi muito mais próxima da regra.

A partida tem chances de se transformar em um shootout, já que os dois ataques vivem um grande momento. Mahomes e os Chiefs podem pontuar em qualquer campanha, enquanto Lawrence e os Jaguars podem explorar a fragilidade da secundária dos Chiefs.

Por último, uma curiosidade: Mahomes nunca esteve fora da final de conferência em todos os quatro anos de NFL. Já Lawrence jamais perdeu um jogo disputado em um sábado: foram 41 vitórias em 41 partidas entre high school, college e NFL. Uma dessas marcas, inevitavelmente, cairá.

QUEM PODE DECIDIR

Jerick McKinnon running back Kansas City ChiefsJerick McKinnon (Chiefs): Como dito antes, o running back veterano foi uma das surpresas no reformulado ataque de Andy Reid. McKinnon se tornou uma opção valiosa de Mahomes nos checkdowns, explodindo com ganhos após a recepção e servindo como válvula de escape para um ataque que perdeu seu principal jogador para atacar em profundidade.

McKinnon pode alinhar em qualquer parte do campo, seja no backfield ou até mesmo como recebedor. O veterano sabe encontrar espaços na cobertura adversária como poucos RBs, e pode ser um pesadelo para o coordenador defensivo Mike Caldwell.

(Foto: Reprodução site oficial/Kansas City Chiefs)

Chris Jones (Chiefs): Os Chiefs precisarão incomodar Trevor Lawrence. Quando tem tempo e um pocket limpo, Sunshine é paciente e sabe encontrar espaços na defesa adversária. Para compensar os problemas na defesa contra o passe, Kansas City precisará pressionar o quarterback adversário.

Naturalmente, é aí que entra Chris Jones. O melhor jogador defensivo dos Chiefs fará o de sempre: criar caos nas trincheiras adversárias. Jones registrou 1,5 sack na vitória da semana 10. Seja quebrando o pocket pelo interior ou até mesmo pressionando pelos extremos, Jones dificulta a vida de Lawrence ao máximo.

Trevor Lawrence (Jaguars): Os Jaguars precisarão que a versão do segundo tempo contra os Chargers apareça desde o primeiro snap. Agora com um jogo de experiência e já sabendo como funcionam os playoffs da NFL, Sunshine poderá controlar melhor os nervos.

Além de explorar os espaços na defesa, em especial com Evan Engram, Lawrence certamente terá chances para testar a secundária dos Chiefs e criar big plays. Caso limite os turnovers, o quarterback poderá forçar um shootout.

Josh Allen edge Jacksonville JaguarsJosh Allen (Jaguars): Times que tiveram sucesso contra Mahomes recorreram à mesma receita: utilizar o maior número possível de jogadores na cobertura, com sete ou até mesmo oito. O Cincinnati Bengals é, evidentemente, o melhor exemplo.

Para repetir a fórmula de sucesso, os Jaguars precisarão de eficiência no outro ponto: pressionar com poucos jogadores. Allen ainda é inconsistente, mas parece, enfim, ter se encontrado na reta final da temporada. Líder dos Jaguars em sacks, o edge terá a missão de gerar o máximo de pressão possível, permitindo que Jacksonville jogue com quatro ou até mesmo três jogadores no pass rush.

Os Bengals encontraram sucesso com a dupla Trey Hendrickson e Sam Hubbard, ocasionalmente recuando um dos edges para a cobertura e para servir como spy de Mahomes. Caso Allen consiga dominar nas trincheiras, os Jaguars poderão utilizar Travon Walker na função citada, com a qual o novato já tem familiaridade desde os tempos de college.

(Foto: Reprodução site oficial/Jacksonville Jaguars)

PALPITE: Kansas City Chiefs

Embora o jogo prometa ser muito mais equilibrado em relação ao encontro da semana 10, os Chiefs ainda são os favoritos. Caso a partida se transforme em um shootout, Mahomes, inegavelmente terá a vantagem contra Lawrence. O ataque dos Chiefs utiliza uma variação invejável de formações e alinhamentos para causar confusão na defesa adversária, e os Jaguars, em algum momento do jogo, não conseguirão acompanhar a troca de pontos.

SOBRE O JOGO

Dia: 21/01/2023

Horário: 18h30, horário de Brasília

Local: Arrowhead Stadium em Kansas City, Missouri

Transmissão para o Brasil: ESPN e Star+

instagram